Antecipação de Premiação

Publicado em: 24/04/2020 13:25

Reunião do Conselho de Administração da CBV aprova antecipação de premiação para ajudar os atletas de vôlei de praia que disputam o CBVP 2019/2020

Em reunião realizada no dia 20.04.2020, o Conselho de Administração da CBV, com a presença dos Presidentes das Comissões Nacionais de Atletas de Voleibol de Praia e de Voleibol de Quadra, membros efetivos deste conselho, aprovou, por unanimidade, uma antecipação aos atletas de vôlei de praia que disputam o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2019/2020, de parte dos valores das premiações referentes as Etapas do Rio de Janeiro/RJ e Itapema/SC que ocorreriam nos períodos de 01.04 a 05.04.2020 e 30.04.2020 a 03.05.2020, respectivamente.

Embora a Comissão Nacional de Atletas de Voleibol de Praia tenha submetido ao Conselho uma proposta para que a CBV concedesse uma “ajuda de custo” aos atletas, a Confederação esclareceu não ter condições financeiras para arcar com tamanha despesa diante das incertezas do cenário econômico atual e ainda informou que, mesmo que os Eventos tenham sido suspensos, os mesmos continuam previstos no calendário para serem realizados ainda este ano e os valores que seriam utilizados não constituem em “saldo” no caixa, pois os referidos deverão ser devolvidos caso não se concretize as entregas das contrapartidas contratuais vinculadas aos referidos eventos.

A CBV destacou ainda que, embora também esteja passando por período de incertezas, tem ciência e sensibilidade que em razão da pandemia do Corona vírus (COVID-19) foram editados diversos atos estatais pela União, Estados e Municípios com fins de isolamento social, vedando a realização da prática      e de eventos esportivos e que, por consequência dessas proibições, foram afetados diretamente os atletas de voleibol de praia, na medida em que deixaram de receber as suas premiações parte considerável de suas rendas, tornando-os mais vulneráveis financeiramente no momento em que a saúde de todos encontra-se em risco.

Sendo assim, visando apoiar os atletas, a Confederação Brasileira de Voleibol apresentou  ao  Conselho  de  Administração   uma   proposta   de   antecipação referente ao valor de parte da premiação de cada Etapa do CBVP 2019/2020 citadas anteriormente, a qual cada atleta poderá efetuar a  devolução do valor até o dia 30 de novembro de 2020, de forma parcelada, que deverá ser formalizada através de um instrumento jurídico próprio a ser firmado entre a CBV e o atleta, atendendo as normas de Governança e ‘Compliance’ da Entidade. Esclareceu ainda, que esse apoio será opcional e cada atleta, individualmente, tomará sua decisão referente a antecipação. Foi destacado ainda, que o valor destinado será no limite de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), a serem pagos, inicialmente, da seguinte forma: A 1ª parcela, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em 11.05.2020 e a 2ª parcela, de igual valor, no dia 10.06.2020.Tal proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração.

A CBV aproveitou para informar, que a restituição da antecipação vai ao encontro da efetivação do calendário de 2020, que deverá contar com 04 (quatro) eventos Open, 01 (um) Superpraia, que poderá ser transformado em Open (depende de acerto entre todos os envolvidos: CBV, atletas e patrocinadores) e 04 (quatro) Challengers, o que permitirá aos atletas condições para que os mesmos possam efetuar a devolução dos valores à Entidade de uma forma mais tranquila.

Importante destacar que essa contribuição em forma de antecipação tem como objetivo principal aliviar a situação daqueles que mais necessitam de apoio nesse momento de pandemia e será destinada para 120 (cento e vinte) atletas, sendo 60 (sessenta) de cada gênero, de acordo com o ranking individual da temporada.

Ficou definido ainda nesta reunião, que a construção do novo calendário referente ao ano de 2020 contará com a participação da Comissão Nacional de Atletas de Voleibol de Praia.

Estavam presentes na reunião os seguintes membros do Conselho de Administração: Sr. Walter Pitombo Laranjeiras (Presidente da CBV), Sr. Emanuel Rego (Presidente da Comissão Nacional de Atletas de Voleibol de Praia), Sr. Raphael Oliveira(Presidente da Comissão Nacional de Atletas de Voleibol de Quadra), Sr. Carlos Reinaldo Pereira Souto (Representante da região Sudeste), Sr. Dante Klaser (Representante da região Sul), Sr. Celso Luiz Assumpção (Representante da região Nordeste), Sr. João Petrolitano G. de Assis (Representante da região Norte), Sr. Nicanor Lopes dos Reis Filho (Representante da região Centro-Oeste), Sr. Walgren Tadeu Faraco Picanço e Sr. Roberto Fernandes Barbosa (ambos representantes das Federações Estaduais). Registrou-se a ausência do Sr. Neuri Barbieri (Vice-Presidente da CBV), do Sr. Ivan Gilberto Castaldi Filho (representante do Esporte Clube Pinheiros) e do Sr. Ricardo Vieira Santiago (representante do Minas Tênis Clube).

 

Atenciosamente,

 
   

José Virgílio Pires
Superintendente de Vôlei de Praia


Veja na integra: https://cbv.com.br/anexos/antecipa-24-04-20.pdf