Larissa e Talita iniciam ano olímpico com ouro na etapa de Niterói (RJ)

Publicado em: 31/01/2016 11:10

Em Niterói (RJ) - 31.01.2016

Iniciar o ano olímpico com um título, conquistar o bicampeonato de uma etapa e se isolar ainda mais na liderança do Circuito Brasileiro Open. O domingo (31.01) foi perfeito para Larissa e Talita (PA/AL), representantes brasileiras nos Jogos de 2016 e que venceram Val e Josi (RJ/SC) na decisão da etapa de Niterói (RJ), na Praia de Icaraí. A vitória por 2 sets a 0 (21/13, 21/16), em 38 minutos, foi a segunda seguida na cidade - a dupla venceu em 2014.

A medalha de bronze ficou com Duda e Elize Maia (SE/ES), que superaram Renata e Thati (RJ/PB) por 2 sets a 0 (21/16, 22/20), em 41 minutos.

Com o triunfo, Larissa e Talita seguem na liderança do ranking geral do Circuito Brasileiro Open, agora com 2.320 pontos somados nas seis paradas. Duda e Elize Maia aparecem na vice-liderança, com 1.880 pontos. Prata em Niterói (RJ), Val e Josi sobem da quarta para a terceira posição na tabela de classificação, agora com 1.560 pontos.

"Ano olímpico com pé direito é ótimo, ficamos felizes, faz bem para a confiança. Descansamos bastante no final do ano, ainda estamos um pouco ‘travadas’, sentimos mais o cansaço. Isso é natural, ainda estamos lapidando a forma física e é um processo que leva algum tempo. Mas mentalmente temos que estar fortes, é isso que pesa neste início. Nosso planejamento visa os Jogos Olímpicos, claro, mas acredito que o título mostra a força do nosso time. Entramos muito focadas, sabíamos que seriam jogos muito difíceis. Mas se fisicamente ainda só estamos começando, tentamos compensar de outras maneiras", analisou Talita.

Este é o 11º título de etapa do tour nacional - o quarto nesta temporada - para a dupla formada no meio de 2014. Elas já haviam vencido na estreia, em Brasília (DF), e também nas etapas realizadas em Contagem (MG) e Curitiba (PR). Val e Josi, por sua vez, sobem pela primeira vez ao pódio do Open desde a formação do time, na metade de 2015.

Larissa, eleita melhor jogadora da última temporada do Circuito Mundial, comentou sobre o momento de alegria, atuando com menos pressão, mas curtindo os jogos de alto nível técnico.

"Estou feliz, acredito que o mais importante que vencer neste momento, onde ainda estamos começando uma preparação, é estar jogando com alegria, nos divertindo. Estamos bem de saúde, treinando, felizes. Só temos que agradecer a nossa equipe e a torcida de Niterói, que desde 2014 nos apoiou muito. É bom começar 2016 desta maneira", completou Larissa.

<b>O Jogo</b>
A final começou equilibrada até o placar apontar 9 a 9. Foi quando Talita acertou a marcação adversária anotando vários pontos de bloqueio em sequência. Val e Josi também passaram a ter dificuldades na virada de bola, fazendo com que as atletas olímpicas abrissem grande vantagem, terminando a parcial em 21 a 13.

O segundo set contou com desempenho parecido dos times, com volume defensivo de Larissa fazendo a diferença. Mesmo sendo alvo da maioria dos saques, a capixaba seguiu virando bolas, mantendo a parceria à frente do placar, fechando a parcial e o jogo em 21/16.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

O Circuito Open segue com mais duas etapas após Niterói (RJ): Natal (RN), de 19 a 21 de fevereiro, e Fortaleza (CE), de 22 a 24 de abril. Além disso, também em 2016 ocorre o SuperPraia, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada e encerra o calendário nacional, que será em João Pessoa (PB), de 5 a 8 de maio.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

VEJA OS RESULTADOS DO DIA