Larissa e Talita vencem em Curitiba (PR) e capixaba quebra marca de títulos

Publicado em: 06/12/2015 11:39

Em Curitiba (PR) - 06.12.2015

A última partida do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia em 2015 contou com a quebra de uma marca. Debaixo de chuva no Parque Barigui, Larissa e Talita (PA/AL) superaram Juliana e Maria Elisa (CE/PE) na final da etapa de Curitiba (PR) por 2 sets a 1 (21/7, 18/21, 15/13) e ficaram com o título. Com o quinto ouro da jogadora capixaba em etapas disputadas no Paraná, ela ultrapassa justamente a ex-parceira Juliana, que possui quatro conquistas.

Na disputa da medalha de bronze, Duda e Elize Maia (SE/ES) superaram Ângela e Rachel (DF/RJ) por 2 sets a 0 (21/19, 21/16), completando o pódio da etapa. Nem mesmo a chuva afastou a torcida, que fez fila para acompanhar a última parada do ano. O Circuito Brasileiro continua no próximo ano, com as etapas que serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) na próxima semana, a primeira em janeiro, em Niterói (RJ).

"Fico feliz com essa marca, ainda mais porque tem um carinho muito legal das pessoas em Curitiba comigo. E um final de temporada muito feliz, acho que merecíamos, fizemos um trabalho muito bom ao longo do ano. Não só em termos de resultado, mas em parceria, comprometimento, formação de time. A gente abdica de muita coisa durante o ano para conquistarmos nossos objetivos e acho que merecemos", disse Larissa, que completou.

"Tivemos um momento ruim no segundo set, mas soubemos ser pacientes. Mais uma vez fomos parceiras em quadra. Isso é importante demais. Fazer momentos difíceis se tornarem fáceis. Agora vamos descansar, 2016 é um ano olímpico e queremos chegar com tudo".

Larissa e Talita seguem na liderança do ranking geral do Circuito Brasileiro Open, agora com 1.920 pontos somados nas cinco paradas. É o 10º título de etapa do tour nacional - o terceiro nesta temporada - para a dupla formada no meio de 2014. Elas já haviam vencido na estreia, em Brasília (DF), e também na etapa realizada em Contagem (MG).

Juliana e Maria Elisa, por sua vez, se mantêm em terceiro lugar na classificação, com 1.520 pontos após a prata na etapa de Curitiba. Elas chegam ao pódio pela terceira vez nesta temporada. Haviam sido vice-campeãs em Brasília (DF) e ficaram com o bronze em Contagem (MG). A parceria formada no início de 2013 é campeã do Circuito Mundial 2014.

O bronze mantém Duda e Elize Maia na segunda colocação geral da temporada, com 1.560 pontos, enquanto Ângela e Rachel sobem quatro posições, e vão do oitavo para o quarto lugar, com 1.200 pontos somados nas cinco etapas disputadas até agora.

O Jogo
A partida contou com altos e baixos das duas duplas. No primeiro set, domínio completo de Larissa e Talita. Além de manterem regularidade na virada de bola, as atuais campeãs brasileiras contavam com erros das adversárias, que não conseguiam entrar no jogo. Como resultado, uma parcial improvável e elástica: 21 a 7.

O segundo set foi muito mais fiel à qualidade das duas equipes. Com os dois times bem no ataque, a diferença seguiu em um ponto até a reta final do set, quando Juliana e Maria cresceram e fecharam em 21 a 18, levando o jogo para o tie-break. Na parcial decisiva, Larissa e Talita abriram uma frente de três pontos. Ju e Maria reagiram, mas não conseguiram evitar a derrota: 15 a 13 e o terceiro título da temporada.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas. Além do Circuito Brasileiro, também no próximo ano ocorre o SuperPraia, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada e encerra o calendário nacional.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

VEJA OS RESULTADOS DO DIA