Larissa/Talita vence final entre convocadas e leva o ouro em MG

Publicado em: 19/09/2015 23:17

Renan Rodrigues e Vicente Condorelli, em Contagem (MG) - 19.09.2015

Pela quinta vez nos últimos cinco torneios disputados, Larissa e Talita (PA/AL) subiram ao lugar mais alto do pódio. A dupla superou Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 1 (18/21, 21/15, 15/13), na noite deste sábado (19.09), conquistando a etapa de Contagem (MG) do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open. A final marcou o encontro entre as duas duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016.

Na disputa da medalha de bronze, horas antes da decisão, Juliana e Maria Elisa (CE/PE) superaram Duda/Elize Maia (SE/ES) por 2 sets a 1 (21/18, 18/21, 15/9) e completaram o pódio do torneio feminino. Foi o segundo da dupla, que na primeira etapa, em Brasília (DF), havia ficado com a prata - Larissa/Talita ficou com o ouro e Fernanda Berti/Taiana com o bronze.

Foi o nono título de Circuito Brasileiro na história da dupla, a 74ª conquista individual de Larissa no tour nacional e a 32ª de Talita. Após mais uma medalha, Larissa comemorou o trabalho desenvolvido junto da comissão técnica, liderada pelo treinador Reis Castro.

"Foi uma grande partida, são duas equipes em um momento muito bom. Quem chega em uma final, fez por merecer estar lá e merece muito respeito. Fomos felizes, tivemos paciência após um primeiro set abaixo do esperado. Soubemos dosar tranquilidade e energia nas horas em que tínhamos que usá-la", destacou a capixaba.

Com o resultado, Larissa e Talita (PA/AL) lideram o ranking do Circuito Brasileiro, somando 800 pontos na liderança. Em segundo lugar aparecem Juliana e Maria Elisa (CE/PE), com 680 pontos. Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

"O público mineiro foi extremamente caloroso, nos recepcionou muito bem. É um estado apaixonado pelo voleibol, sabíamos que a arena estaria cheia. Estamos felizes com o que construímos em 2015, atingimos os objetivos iniciais e não vamos parar. Temos novas metas, a preparação olímpica e sempre renovamos a motivação", disse Talita.

A final foi marcada pelo equilíbrio das duas representantes do vôlei de praia brasileiro em 2016. No primeiro set, os bons saques de Ágatha e Bárbara Seixas, especialmente no final do set, fizeram a diferença. A dupla conseguiu abrir 19 a 17 e administrou até fechar a primeira parcial. A segunda etapa contou com uma mudança no panorama, com as campeãs mundiais errando mais e tendo mais dificuldades na virada de bola, levando o jogo ao tie-break.

O set de desempate começou com Larissa e Talita abrindo larga vantagem de 6 a 1. Aos poucos, o equilíbrio foi retomado, Ágatha/Bárbara empatou, mas não conseguiu a virada no placar. Mantendo mais volume de jogo, Larissa e Talita fecharam o tie para mais um ouro.

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá nove etapas (cinco em 2015 e quatro em 2016) e uma edição do SuperPraia, com campeões independentes. Depois de Brasília e, agora, Contagem (MG), o tour ainda passará neste ano por Goiânia (GO), Bauru (SP) e Curitiba (PR). As quatro etapas de 2016 e o SuperPraia, que reúne as oito melhores duplas da temporada, ainda terão suas cidades confirmadas.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

VEJA OS RESULTADOS DO DIA