Com força da torcida, atletas capixabas avançam às quartas

Publicado em: 07/04/2017 18:20

O sol forte e o calor não foram adversários à altura da empolgação da torcida capixaba que compareceu em bom número no primeiro dia do Open de Vitória (ES), nona e última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2016/2017, nesta sexta-feira (07.04). A arena montada na praia de Camburi recebeu 16 jogos do torneio feminino e as atletas da casa tiveram um bom desempenho, destaque para Elize Maia e Larissa que avançaram direto às quartas de final junto com as respectivas parceiras.

Além de Elize Maia/Taiana (ES/CE) e Larissa/Talita (PA/AL), outras duas duplas também conseguiram dois resultados positivos e conseguiram classificação direta às quartas: Ágatha/Duda (PR/SE) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE). Outras oito duplas jogam na manhã deste sábado (08.04) a repescagem, as partidas da quadra central terão transmissão ao vivo pelo SporTV.com.

Campeãs da temporada atual de forma antecipada Larissa e Talita (PA/AL) conquistaram o ouro no último evento realizado na capital capixaba, uma etapa do Circuito Mundial, em março de 2016. Com a torcida a favor, Larissa, que é de Cachoeiro do Itapemirim (ES), e defende o Pará, garantiu os 100% de aproveitamento no primeiro dia ao passar por Val/Ângela (RJ/DF). A atleta agradeceu a força do público local.

“É muito importante receber esse carinho da torcida, e ver que todo esforço que fazemos dentro de quadra é devolvido por eles em forma de carinho. Minha família veio, minha mãe acompanhou tudo de perto. Em relação ao jogo, tivemos que nos adaptar à areia, que é um pouco diferente da que tivemos nas duas últimas etapas, mas estou bem feliz que conseguimos atingir o objetivo do dia”, contou Larissa.

Elize Maia/Taiana (ES/CE) venceram os dois confrontos que tiveram nas duas rodadas desta sexta-feira, incluindo o duelo contra as cariocas Bárbara Seixas e Fernanda Berti por 2 sets a 0 (21/13 e 21/12). Iniciada na modalidade justamente na mesma praia que recebe o evento deste fim de semana, Elize Maia se emocionou ao falar sobre importância de uma etapa no Espírito Santo para o público local e para o desenvolvimento do esporte na região.

“Eu comecei a jogar vôlei de praia nessas areias aqui de Camburi. É uma etapa muito especial, não só pela torcida extra da família, mas porque isso motiva aos jovens daqui a seguirem jogando. Eu cresci acompanhando as etapas do Circuito Brasileiro e as do Mundial aqui em Vitória, e se hoje sou uma atleta deste esporte é em razão desses eventos. O Espírito Santo é um celeiro de talentos do vôlei de praia, o povo capixaba ama esse esporte e é muito importante para eles verem os atletas daqui indo bem. Isso me deixa bastante realizada e é uma energia extra dentro de quadra” avaliou Elize.

A repescagem terá os seguintes jogos: Tainá/Victória (SE/MS) x Semírames/Renata (SP/ES); Juliana/Carol (CE/RJ) x Sandressa/Naiana (AL/CE); Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ) x Andressa/Maria Clara (PB/RJ); e Val/Ângela (RJ/DF) x Lili/Josi (ES/SC).

Quatro duplas deram adeus ao torneio já na fase de grupos, por terem perdido dois jogos seguidos. São elas Juliana Simões/Vitória (PR/RJ), Andrezza/Vivian (AM/PA), Carol Horta/Maria Elisa (CE/PE) e Érica Freitas/Neide (MG/AL).

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado e Aracaju (SE) será a oitava parada dos nove eventos programados. O tour já passou por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), São José (SC), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE). A parada de Vitória (ES) é a última da temporada 2016/2017, que se encerra com a realização do SuperPraia em Niterói (RJ) entre os dias 28 e 30 de abril, com as 14 melhores duplas e outras duas parcerias por convite.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro