Ana Patrícia/Rebecca vai à semifinal em etapa argentina

Publicado em: 13/05/2017 22:16

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 13.05.2017

O Brasil venceu e ficou perto do título do Circuito Sul-Americano 2017 neste sábado (13.05), no naipe feminino. A vitória deu a classificação de Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) à semifinal da etapa da Argentina, realizada na cidade de Resistência. Elas voltam à quadra neste domingo (14.05) em busca da medalha de ouro.

Após as duas vitórias da última sexta-feira (12.05), as brasileiras jogaram neste sábado a partida que decidiria a liderança do grupo B. A vitória tranquila, por 2 sets a 0 (21/14, 21/10), sobre as uruguaias Fortunati e Hernandez, fez com que a parceria fosse direto para a semifinal da competição, somando pontos que deixa o título geral próximo.

Na próxima fase elas enfrentam a dupla vencedora do duelo entre as irmãs colombianas Andrea e Claudia Galindo contra as paraguaias Erika e Filipo. Do outro lado da semifinal, as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug, que também estão invictas, enfrentam as venezuelanas Agudo e Gabi.

O Brasil começou a etapa com a liderança do ranking da temporada, somando 700 pontos, enquanto a Argentina e o Paraguai seguem logo atrás, empatados com 600. O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada. Cada dupla pode disputar no máximo duas etapas, garantindo que mais times tenham oportunidade de adquirir experiência. 

Os critérios usados pela CBV na convocação são a posição do ranking de entradas do Circuito Brasileiro (a dupla inscrita com melhor colocação) e uma dupla Sub-23 escolhida por critérios técnicos pela entidade, visando dar oportunidade e experiência para jovens atletas. Na etapa ‘Finals’ da Argentina, porém, apenas uma dupla de cada país pode ser inscrita.

BRASIL NO CIRCUITO SUL-AMERICANO 2017

1ª Etapa -Coquimbo (CHI)
Ana Patrícia/Rebecca - ouro
Jô/Vitor Felipe - ouro
Tainá/Victoria - prata
Arthur Lanci/George - bronze 

2ª Etapa -Ancon (PER)
Lili/Josi - ouro
Oscar/Hevaldo - bronze

3ª Etapa -Rosário (ARG)
Oscar/Hevaldo - ouro
Val/Ângela - bronze

5ª Etapa - Maringá (BRA*)
Álvaro e Saymon - ouro

*Disputada apenas no naipe masculino

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro