Maria Elisa e Carol Solberg vencem disputa interna e avançam na Holanda

Publicado em: 13/06/2017 17:30

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 13.06.2017

A parceria recém-formada de Maria Elisa e Carolina Solberg (PE/RJ) venceu nesta terça-feira (13.06) a disputa do country-quota para a etapa de Haia do Circuito Mundial 2017. Três duplas brasileiras lutavam pela vaga para representarem o país no qualificatório, que acontece nesta quarta-feira (14.06). Outros três times já estavam garantidos na fase de grupos.

Maria Elisa e Carol Solberg (PE/RJ) superaram, na partida decisiva pela vaga, Elize Maia e Taiana (ES/CE) por 2 sets a 1 (19/21, 22/20, 13/15). Horas antes, Maria Elisa e Carolina Solberg (PE/RJ) venceram Josi e Lili (SC/ES) de virada, por 2 sets a 1 (21/13, 19/21, 10/15). É apenas o segundo torneio da dupla, que também venceu o country quota em Moscou.

No qualificatório, até 24 times se enfrentam em duas rodadas eliminatórias diretas, classificando oito duplas para a fase de grupos. O Brasil já conta com as inscrições de Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), que entraram pelo ranking de entradas e começam participação na quinta-feira (15.06).

Os times jogam entre si nas oito chaves, com os primeiros colocados avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. As finais do masculino e feminino ocorrem no domingo.

O Brasil soma nove medalhas em quatro etapas disputadas no tour (veja a lista abaixo) e lidera o ranking feminino: Ágatha/Duda e Larissa/Talita somam 2.120 pontos, com Fernanda/Bárbara Seixas em terceiro, com 1.600 pontos. No naipe masculino, Álvaro Filho e Saymon são os vice-líderes, com 1.700 pontos, 80 a menos que os russos Liamin/Krasilnikov.

Esta é a nona etapa da temporada 2017 do Circuito Mundial, sendo a quarta na categoria três estrelas, que distribui 150 mil dólares em prêmios aos atletas. Neste ano os eventos são elencados de uma a cinco estrelas, de acordo com a importância, pontuação e premiação.

Nos sete torneios realizados em Haia, todos com competição nos dois naipes, o Brasil conquistou nove ouros (três com os homens e seis com as mulheres).

VEJA OS RESULTADOS DO DIA

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro