Vitor Felipe/George e Maria Elisa/Carol Solberg avançam à fase de grupos

Publicado em: 14/06/2017 17:06

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14.06.2017

O Brasil terá força máxima na etapa da Holanda do Circuito Mundial de vôlei de praia 2017, nesta semana, na cidade de Haia. Os dois times do país inscritos no qualificatório venceram seus duelos nesta quarta-feira (14.06) e conseguiram classificação para a fase de grupos, que começa nesta quinta (15.06). Ao todo serão oito equipes brasileiras.

Os paraibanos George e Vitor Felipe, do CT Cangaço, superaram no qualificatório os franceses Youssef Krou e Quincy Aye por 2 sets a 1 (21/11, 19/21, 15/6), em 42 minutos de jogo. Conquistaram vaga na fase de grupos e estarão junto de Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Evandro/André Stein (RJ/ES) e Pedro Solberg/Guto (RJ), classificados pelo ranking.

A dupla comentou a experiência de jogar em uma quadra coberta e a grande vantagem que chegaram a abrir no tie-break, impressionantes 11 a 0.

“É bastante diferente, pois não tem o vento nem o sol. Mas nos adaptamos facilmente, afinal a bola é a mesma, a areia, a rede. Ainda é o vôlei de praia, o mesmo jogo”, disse George, que completou.

“Nós tivemos um começo muito bom, tentamos fazer o máximo de pontos, abrir uma boa vantagem. Tivemos bons saques e atenção ao nossos sistema defensivo. Eles jogaram bem, mas no tie-break conseguimos dominar e ficar com a vitória. Acho que foi a primeira vez para nós que abrimos um placar tão dilatado no tie-break”.

Já Maria Elisa e Carolina Solberg (PE/RJ) nem precisaram entrar em quadra para conseguir a vaga. As russas Moiseeva e Syrtseva, que seriam adversárias das brasileiras, desistiram do duelo por lesão de Syrtseva durante o primeiro jogo delas no dia, contra um time da Dinamarca, no qual conseguiram vencer.

O Brasil já conta com as inscrições de Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), que entraram pelo ranking de entradas.

Os times jogam entre si nas oito chaves, com os primeiros colocados avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. As finais do masculino e feminino ocorrem no domingo.

O Brasil soma nove medalhas em quatro etapas disputadas no tour (veja a lista abaixo) e lidera o ranking feminino: Ágatha/Duda e Larissa/Talita somam 2.120 pontos, com Fernanda/Bárbara Seixas em terceiro, com 1.600 pontos. No naipe masculino, Álvaro Filho e Saymon são os vice-líderes, com 1.700 pontos, 80 a menos que os russos Liamin/Krasilnikov.

Esta é a nona etapa da temporada 2017 do Circuito Mundial, sendo a quarta na categoria três estrelas, que distribui 150 mil dólares em prêmios aos atletas. Neste ano os eventos são elencados de uma a cinco estrelas, de acordo com a importância, pontuação e premiação.

Nos sete torneios realizados em Haia, todos com competição nos dois naipes, o Brasil conquistou nove ouros (três com os homens e seis com as mulheres).

VEJA OS RESULTADOS DO DIA 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro