Vôlei de Praia é pano de fundo para livro sobre dicas para vida profissional e pessoal

Publicado em: 27/09/2017 17:03

Da redação – 27.09.2017

O vôlei de praia é um dos temas presentes no livro ‘Sete princípios para uma carreira de sucesso’, que será lançado no próximo dia 5 de outubro, em Fortaleza, no Ceará. A publicação é de autoria do preparador físico Oliveira Neto, responsável por duplas de grande sucesso na modalidade, como das parcerias de Larissa ao lado de Talita e Juliana.

A publicação reúne situações vividas nos mais de 15 anos de vivência de Oliveira Neto no esporte de alto rendimento, além de conhecimento acumulado com palestras e publicações. Os princípios, porém, ultrapassam o aspecto esportivo e podem ser aplicados na vida pessoal e em situações profissionais de outras áreas.

“Entendi desde o início da carreira que o treinamento físico e técnico era importantíssimo para que o atleta se desenvolvesse, mas que existiam outros conteúdos e qualificações que eram imprescindíveis para que se tornassem atletas de alto desempenho. Comecei essa investigação desde 2004, e em 2013, após os Jogos de Londres, senti que era o momento de reunir todo conteúdo, da experiência de quadra, da revisão de literatura, e colocar aquilo no papel. A ideia é utilizar o vôlei de praia como pano de fundo para um conteúdo que é transferível para qualquer categoria profissional”, declarou Oliveira Neto.

Um dos momentos que possui o vôlei de praia como pano de fundo nasceu justamente da superação de uma dificuldade. O exemplo é da preparação da medalhista olímpica Juliana, que em 2008 sofreu uma lesão no joelho e ficou de fora dos Jogos de Pequim. Oliveira Neto comenta o trabalho de preparação da atleta, que quatro anos depois ficaria com o bronze.

“Após a confirmação do corte, ela declarou que seria a primeira atleta a se preparar para 2012. Ela sabia muito bem o que queria, decidiu o que precisava fazer para estar lá e desmembrou cada uma das ações em ações menores, ou seja, colocou em prática a ferramenta de pirâmide, onde você possui um objetivo central, aponta metas, e para cada uma, pelo menos três ações concretas. E no ano seguinte, já foi eleita melhor do mundo”, contou.

Trabalhando ao lado do técnico Reis Castro, Oliveira colecionou vários títulos na comissão técnica de Larissa e Juliana, com sete títulos do Circuito Mundial e uma medalha olímpica de bronze. Posteriormente, com a formação do time Larissa/Talita, foram três títulos seguidos do Circuito Brasileiro, além do Circuito Mundial deste ano. A capixaba Larissa é um dos exemplos apontados por Oliveira sobre o poder da motivação.

“Tudo que sei sobre motivação tem um toque da Larissa, é uma pessoa que ensinou muito a mim neste período. A energia que ela coloca a cada treinamento, cada jogo, a capacidade de se auto motivar é admirável. No livro trago muitas ferramentas e momentos inspirados neste processo de convivência ao lado dela”.

O evento de lançamento será no dia 05 de outubro às 20h (horário local), no restaurante Costela Sul, na Rua Antenor Rocha Alexandre, 560 - Parque Manibura, Fortaleza. Mais informações poderão ser obtidas pelo link bit.ly/livro7principios