Campeões olímpicos Ricardo e Bruno Schmidt juntos pela primeira vez

Publicado em: 10/11/2017 12:40

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 10.11.2017

Dois ídolos do vôlei de praia brasileiro estarão pela primeira vez do mesmo lado da rede na etapa de Itapema (SC) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, que começa na próxima quarta-feira (15.11). Bruno Schmidt, campeão olímpico na Rio-2016, formará parceria com o Ricardo, campeão olímpico em Pequim-2008 e dono de outras duas medalhas dos Jogos.

A parceria temporária ocorre por conta da ausência de Alison ‘ Mamute’, parceiro habitual de Bruno e que está ausente por conta de um desgaste muscular. Na etapa passada, Bruno Schmidt atuou ao lado do norte-americano Jeremy. Em Itapema, o defensor dono de dois títulos brasileiros admite que realizará um sonho ao atuar junto do ‘block machine’.

“Será a primeira vez atuando em um jogo profissional, então é um sonho realizado. Todos os principais jogadores já haviam atuado com Ricardo, até mesmo o Alison, que é bloqueador, e eu brincava perguntando se nunca chegaria minha vez. Jogar contra o Ricardo sempre foi muito difícil, agora terei esse privilégio”, disse Bruno, que completou.

“Ricardo é tão habilidoso que consegue jogar no fundo, no bloqueio, pode atuar só ‘largando’. É um atleta completo e sempre competitivo. Lembro-me que no início de carreira, a meta era vencê-lo pela primeira vez, e guardo na memória até hoje, uma etapa em Santos (SP), quando atuava com Billy. Não temos pressão, queremos nos divertir e fazer nosso melhor”.

Ricardo, que nas duas primeiras etapas da temporada atuou ao lado do norte-americano Reid Priddy, também celebrou a chance de ver em ação uma parceria sonhada por muitos fãs.

“Será uma experiência muito boa, Bruno é um atleta fenomenal, melhor do mundo nos últimos anos e um exemplo fora de quadra. Espero que possamos fazer uma boa apresentação. Além disso, se adapta muito fácil com qualquer jogador, pois tem um levantamento de muita qualidade”, destacou.

O torneio conta com 24 duplas em cada naipe, que são selecionadas da seguinte forma: os 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal, enquanto as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino), permitindo que times abaixo no ranking entrem no evento.

As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final feminina acontece na noite de sábado (18.11), enquanto a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo (19.11).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Evandro/André Stein (RJ/ES), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Ricardo/Bruno Schmidt (BA/DF), Oscar/Thiago (RJ/SC), Moisés/Bruno (BA/AM), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Harley/Jeremy (DF/RJ), Anderson Melo/Pedro Marins (RJ), Márcio Gaudie/Averaldo (RJ/TO), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE) e Benjamin/Pedro Henrique (MS/PB).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Elize Maia/Taiana (ES/CE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Josi/Lili (SC/ES), Val/Ângela (DF/RJ), Juliana/Carol Horta (CE), Victoria/Tainá (MS/SE), Andrezza/Andressa (AM/PB), Naiana/Rachel (CE/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Vivian/Semírames (PA/SP), Izabel/Renata (PA/RJ), Sandressa/Neide (AL) e Flávia/Bárbara Ferreira (RJ).

O Circuito Brasileiro Open 2017/2018 é composto por sete etapas, três delas que ocorrem até o final deste ano. As outras quatro serão realizadas em 2018, com cidades e datas a definir.

CREDENCIAMENTO

Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Itapema (SC) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘[email protected]’. A retirada das credenciais, após aprovação, será realizada na própria arena, na sala de imprensa, na quarta-feira (15.11), das 9h às 12h, e de quinta até sábado (18.11), das 9h às 18h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) fará o credenciamento e auxiliarão os jornalistas.

TODOS OS CAMPEÕES EM SANTA CATARINA

1992 – Florianópolis – Guilherme/Marlos (RJ)
1993 – Florianópolis - Zé Marco/Paulo Emílio (PB/BA)
1994 – Florianópolis - Franco/Roberto Lopes (CE) e Jacqueline/Sandra Pires (RJ)
1995 – Florianópolis - Lula/Adriano (PE) e Jacqueline/Sandra Pires (RJ)
1996 – Florianópolis - Guilherme/Pará (RJ) e Mônica/Adriana (RJ)
1997 – Florianópolis - Lula/Adriano (PE) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
1998 – Florianópolis - Emanuel/Loiola (PR/ES) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
1999 – Florianópolis - Etapa cancelada devido às chuvas
2000 – Balneário Camboriú - Pará/Paulo Emílio (RJ/BA) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2002 – Florianópolis - Luizão/Fábio Luiz (AM/ES) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2005 – Florianópolis - Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2006 – Joinville - Franco/Pedro Cunha (CE/RJ) e Renata/Talita (RJ/AL)
2008 – Florianópolis - Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2009 – Balneário Camboriú – Alison/Harley (ES/DF) e Talita/Maria Elisa (AL/PE)
2010 – Balneário Camboriú – Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2011 – Balneário Camboriú – Ângela/Raquel (DF/RJ) e Márcio/Ricardo (CE/BA)
13/14 – São José – Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Alison/Emanuel (ES/PR)
14/15 – São José – Larissa/Talita (PA/AL) e Oscar/Thiago 
2015 – Chapecó – CHALLENGER – Val/Josi (RJ/SC) e Luciano/Léo Vieira (ES/DF)
16/17 – São José – Juliana/Rebecca (CE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro