Fase eliminatória em Manaus é definida e líderes seguem na disputa

Publicado em: 25/11/2017 18:57

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 25.11.2017

A disputa da etapa de Manaus (AM) do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia segue emocionante. Neste sábado (25.11), foram realizados 32 jogos da fase de grupos do torneio, que definirá o campeão da temporada 2017. Destaque para os estados da Paraíba e Rio de Janeiro, que lideram o ranking geral e largaram com boa campanha.

Os jogos continuam ainda neste sábado, na Praia da Ponta Negra, com a disputa da repescagem, que ocorre até 23h (de Brasília). Já neste domingo (26.11) acontecem disputas das quartas de final, semifinal e de medalhas dos dois naipes, tudo a partir das 11h (de Brasília).  Manaus é a segunda etapa do Sub-19, que começou em Lauro de Freitas (BA).

No naipe masculino, além da dupla paraibana dos irmãos gêmeos Rafael e Renato (PB), também avançaram em primeiro lugar do grupo Gabriel/Lippi (RJ), Matheus Santos/Rogério (ES) e Matheus/André Danilo. Todos terminaram o dia invictos, sem nenhum set perdido e já estão nas quartas de final da competição, voltando à quadra apenas no domingo.

Entre as mulheres, destaque para a campanha de Roberta/Anne (RJ), que representam o estado que lidera o ranking geral. Além delas, também foram direto às quartas de final, com a conquista da liderança de seus grupos, as duplas Aninha/Victoria (MS), Fran/Karol (SE) e Giovanna/Vitória (RJ), voltando a atuar apenas no domingo.

O Circuito Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas sempre compostas pela mesma federação. Ele mantém o formato das últimas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.

Os 16 times são divididos em quatro grupos com quatro duplas. Primeiros de cada chave vão direto às quartas de final da competição, enquanto segundos e terceiros vão à repescagem.

Entre os atletas na disputa em Manaus estão campeões mundiais. O paraibano Renato venceu o torneio internacional Sub-19 em 2016, e Sub-21 neste ano. Victoria Lopes também é campeã mundial, tendo vencido o Sub-19 em 2016. Todas as equipes do torneio principal contam com passagem e hospedagem pagas pela CBV para a disputa do torneio.

Na primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19, disputada em agosto, na cidade de Lauro de Freitas (BA), Rafael/Renato (PB) e Paola/Anna Beatriz (RJ) saíram com o troféu e somaram pontos importantes para suas federações. Os dois estados lideram com 200 pontos e possuem pequena vantagem sobre os demais adversários.

A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Federação Amazonense de Voleibol (FAV) e tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro