Atletas olímpicos estrangeiros são novidade em etapa de Fortaleza (CE)

Publicado em: 22/01/2018 11:09

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 22.01.2018

A etapa de Fortaleza (CE) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, que acontece nesta semana, terá a presença de nomes de peso do cenário internacional. Quatro atletas estrangeiros que participaram dos Jogos Olímpicos Rio 2016 estão no classificatório e buscam uma vaga na fase principal em jogos eliminatórios a partir de quarta-feira (24.01).

Serão dois atletas olímpicos estrangeiros no naipe masculino. O russo Semenov, que ficou em quarto lugar no Rio e estará atuando ao lado do novo parceiro Leshukov, e o norte-americano Reid Priddy, campeão olímpico em 2008 e bronze na Rio-2016, ambos no vôlei de quadra. Ele novamente estará atuando com o campeão olímpico Ricardo.

No torneio feminino, a holandesa Van Iersel, nona colocada nos Jogos do Rio, estará na disputa ao lado da também holandesa Joy Stubbe, ainda sem experiência olímpica. Já a argentina Ana Gallay, que caiu na primeira fase no Rio, buscará uma vaga na fase principal ao lado da brasileira Camilinha Saldanha, campeã mundial Sub-21 em 2005.

Outros atletas estrangeiros na disputa, mas sem experiência olímpica, são o uruguaio Acosta, que atuará com o paranaense Rafa, e a norte-americana Caitlin Ledoux, que disputará uma vaga na fase principal com a carioca Thais, e a alemã Julia Sude, que será parceira temporária de Taiana. Esta última já entra na fase de grupos. O classificatório masculino acontece na quarta-feira (24.01), enquanto a disputa no naipe feminino ocorre na quinta (25.01).

As etapas do Circuito Brasileiro contam com 24 times em cada gênero, sendo 16 já classificados pela pontuação no ranking de entradas e outros oito times que se garantem pela disputa do classificatório, onde as duplas disputam partidas eliminatórias diretas com os ‘sobreviventes’ avançando à fase principal da competição.

Na fase de grupos, os 24 times de cada naipe são divididos em seis chaves de quatro. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta fase em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final masculina acontece na noite de sábado (27.01), enquanto a disputa do ouro no torneio feminino fica para a manhã de domingo (28.01).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Evandro/André Stein (RJ/ES), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Thiago/Bruno de Paula (SC/AM), Moisés/Ferramenta (BA/RJ), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Léo Gomes/Oscar (RJ), Harley/Jeremy (DF/RJ), Márcio Gaudie/Pedro Marins (RJ), Anderson Melo/Bernat (RJ), Fábio/Lipe (CE) e Vinícius/Luciano (ES).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Tainá/Victoria (SE/MS), Val/Ângela (DF/RJ), Juliana/Andressa (CE/PB), Maria Clara/Carolina Horta (RJ/CE), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Luiza Amélia /Semírames (CE/SP), Izabel/Renata (PA/RJ), Naiana/Vivian (CE/PA), Vitória/Juliana Simões (RJ/PR), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Hegê/Talita (CE) e Taiana/Julia Sude (CE/ALE).

Após três etapas disputadas, Evandro e André Stein (RJ/ES) lideram o ranking geral da temporada 2017/2018 com 1.040 pontos conquistados, mas são seguidos de perto por Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), com 960. No feminino, Maria Elisa e Carolina Solberg (RJ) lideram com 1.120 pontos, seguidas por Ágatha/Duda (PR/SE), com 1.000 pontos.

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 - Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) - e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza (CE), a competição passará por João Pessoa (PB), de 21 a 25 de fevereiro, Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília (DF).

CREDENCIAMENTO

Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Fortaleza (CE) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘[email protected]’. A retirada das credenciais, após aprovação, será realizada na própria arena, na sala de imprensa, na quarta-feira (24.01), das 9h às 12h, e de quinta (25.01) até sábado (27.01), das 9h às 18h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) fará o credenciamento e auxiliarão os jornalistas.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro