Temporada 2018 começa neste final de semana, em Maceió (AL)

Publicado em: 08/03/2018 16:39

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 08.03.2018

A temporada 2018 do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia terá início neste final de semana, em Maceió (AL). Os jogos serão realizados na arena montada na Praia de Pajuçara -altura do hotel Enseada – com entrada franca à torcida. A competição será também uma preliminar para a disputa do Circuito Brasileiro Open, com os melhores times do país.

Será a primeira etapa do torneio de base, que terá ainda outras duas paradas, em maio e agosto, com cidades a definir. Assim como ocorre no Circuito Brasileiro Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título.

O torneio é formado por 12 duplas em cada gênero, agrupadas em quatro chaves com três times. Oito deles já estão garantidos pelo ranking de entradas, baseado na classificação final da temporada anterior. Outros quatro se classificam na disputa do classificatório, em jogos eliminatórios no primeiro dia de disputas (sexta-feira). 

A fase de grupos segue no sistema “todos contra todos” e os líderes de cada chave vão direto às quartas de final, sem terem que disputar a repescagem. Na sequência, a competição segue em eliminatória simples, com semifinais e disputas de medalha.

Já estão garantidas na fase de grupos Gabriella/Carol Paiva (RJ), Karol/Ágatha (SE), Ana Clara/Kashley (RO), May/Duda (PR), Aninha/Carol (MS), Giovana/Nathalia (PB), Fernanda/Leilane (BA) e Mayara/Thainara (RN).

No masculino, Alagoas recebeu um wild card (convite) por não ter nenhuma dupla pré-classificada pelo ranking de entradas. Assim, os nove times garantidos pelo ranking de entradas são Gabriel/Gustavo (RJ), Wudney/Neto (SE), Gabriel/João (PR), Hitchely/Diego (AM), Thiego/Thiago (PB), Lucas/José (AL), Antônio/Pedro Dias (RN), Fernando/Cleiton (BA) e Samuel/Eduardo (SC).

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro