Vôlei de Praia - Confederação Brasileira de Vôlei 

Classificatório define últimas vagas para primeira etapa da temporada

Publicado em: 09/03/2018 17:19

O primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia 2018 classificou sete duplas à fase de grupos nesta sexta-feira (09.03), em Maceió (AL). Foram realizados 22 jogos nos dois naipes, na arena montada na Praia da Pajuçara, com entrada franca à torcida. A primeira das três etapas da temporada segue até domingo (11.03) e serve como preliminar para a disputa do Circuito Brasileiro Open, que se inicia na quarta-feira (14.03).

O torneio é formado por 12 duplas em cada gênero, agrupadas em quatro chaves com três times. Oito deles já estavam garantidos pela posição no ranking de entradas. E nesta sexta-feira avançaram à fase de grupos no naipe feminino Maria Clara/Ana Beatriz (RJ), Giovanna/Raquel (RJ), Cecilia/Millena (RN) e Larissa/Lorena (AM).

Com exceção das manauaras, mais bem ranqueadas e que avançaram com uma vitória, as outras três duplas superaram dois jogos para se classificarem à etapa principal do torneio. A fase de grupos segue no sistema “todos contra todos” e os líderes de cada chave vão direto às quartas de final, sem terem que disputar a repescagem.

Já estavam garantidas na fase de grupos Gabriella/Carol Paiva (RJ), Karol/Ágatha (SE), Ana Clara/Kashley (RO), May/Duda (PR), Aninha/Carol (MS), Giovana/Nathalia (PB), Fernanda/Leilane (BA) e Mayara/Thainara (RN).

O torneio masculino contou com uma vaga a menos no classificatório, já que Alagoas recebeu um wild card (convite) por não ter nenhuma dupla no ranking de entradas. Avançaram Pablo/Raphael (PB), Mateus/João Vitor (DF), que venceram três jogos, e Carlos Eduardo/Gustavo (MS), que por estar melhor ranqueado, precisou de duas vitórias.

Os nove times garantidos pelo ranking de entradas são Gabriel/Gustavo (RJ), Wudney/Neto (SE), Gabriel/João (PR), Hitchely/Diego (AM), Thiego/Thiago (PB), Lucas/José (AL), Antônio/Pedro Dias (RN), Fernando/Cleiton (BA) e Samuel/Eduardo (SC).

Será a primeira etapa do torneio de base, que terá ainda outras duas paradas, em maio e agosto, com cidades a definir. Assim como ocorre no Circuito Brasileiro Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro