Josi e Lili vencem suíças e ucranianas e vão à semifinal da etapa de Mersin

Publicado em: 05/05/2018 10:15

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 05.05.2018

O Brasil está na semifinal da etapa três estrelas de Mersin, na Turquia, pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. Josi e Lili (SC/ES) venceram duas vezes neste sábado (05.05), contra times da Suíça e Ucrânia, e decidem um lugar na final contra as holandesas Keizer e Meppelink, neste domingo (06.05), em horário ainda indefinido pela organização. A disputa de medalhas também ocorre neste domingo

Josi e Lili começaram o dia vencendo nas oitavas de final as suíças Laura Caluori e Dunja Gerson por 2 sets a 0 (21/16, 21/14), em 31 minutos. Horas mais tarde, pelas quartas de final, superaram as ucranianas Valentyna Davidova e Ievgeniia Shchypkova por 2 sets a 0 (21/19, 21/17), em 36 minutos. Tudo com bastante vento, como analisou Lili.

“O vento está muito, muito forte, o que provocou vários rallys durante o jogo. Mas conseguimos superar os momentos ruins. Havia acompanhando alguns jogos da dupla ucraniana durante a competição, são meninas altas e que atacam muito bem, então sabia que seria difícil. Já tínhamos uma estratégia, mas com o vento tão forte é difícil seguir tudo como planejado. Até o lugar onde vai sacar muda. Tivemos um nível de concentração muito alto, especialmente no passe e levantamento. Foi bom, tivemos foco total”, analisou Lili.

A dupla brasileira chega à semifinal sem perder nenhum set nas quatro vitórias que conquistaram até aqui, mesma situação das adversárias holandesas, que nos três torneios disputados neste ano, ainda não haviam ultrapassado a fase da repescagem. A etapa de Mersin acontece simultaneamente ao torneio quatro estrelas de Huntington Beach, nos EUA, onde o Brasil também possui duplas em ação.

Elize Maia e Maria Clara (ES/RJ) também vinham representando o Brasil em Mersin, mas acabaram eliminadas do torneio na última sexta-feira (04.05), em partida válida pela repescagem, ao serem superadas pelas norueguesas Ane Tveit Hjortland e Victoria Kjolberg por 2 sets a 1 (21/18, 12/21, 16/14). Juliana e Andressa (CE/PB) caíram no classificatório, na última terça-feira.

O torneio na Turquia é do nível três estrelas e rende aos times campeões 600 pontos no ranking geral, além de uma premiação de cerca de R$ 34 mil. Ao todo são distribuídos cerca de R$ 250 mil para as duplas que disputam a competição. O Brasil não terá representantes no naipe masculino no torneio em Mersin.

Até agora o Brasil soma quatro medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze (veja a lista completa abaixo). Após as etapas dos EUA e da Turquia, o próximo evento do tour com times do país será na Suíça, em torneio três estrelas na cidade de Lucerna, de 9 a 13 de maio.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro