Maringá (PR) recebe a segunda etapa da temporada com nova geração

Publicado em: 04/06/2018 16:06

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 04.06.2018

A cidade de Maringá (PR) receberá nesta semana muito vôlei de praia com duas competições de destaque no cenário nacional. A primeira delas ocorre já a partir desta terça-feira (05.06), com a segunda etapa do Circuito Brasileiro Sub-19, reunindo grandes revelações do esporte. As partidas acontecem na Vila Olímpica de Maringá, com entrada franca à torcida.

Já a partir de sexta-feira (08.06), ocorre o Circuito Brasileiro Challenger, com duplas da categoria adulto, inclusive com presença de campeões brasileiros e atletas olímpicos.

Esta será a segunda etapa da temporada 2018 do torneio de base. A primeira delas aconteceu no início de março, em Maceió (AL). Na oportunidade, os paraibanos Thiago e Thiego venceram no naipe masculino, enquanto as paranaenses May e Duda ficaram com o ouro no naipe feminino, largando bem na disputa pelo título geral, que soma a pontuação das três paradas. A última ocorre em Vila Velha (ES), de 12 a 14 de outubro.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times ao longo do ano.

O torneio é formado por 12 duplas em cada gênero, agrupadas em quatro chaves com três times. Oito deles já estão classificados à fase principal pelo ranking de entradas, baseado no desempenho dos torneios anteriores. Outros quatro times entram na fase principal pelo classificatório, em jogos eliminatórios no primeiro dia de disputas (terça-feira).

Após a fase de grupos, os líderes de cada chave vão direto às quartas de final, sem terem que disputar a repescagem, casos de segundos e terceiros colocados. Na sequência, a competição segue em eliminatória simples, com semifinais e disputas de medalha.

Já estão garantidas na fase de grupos Thainara/Millena (RN), Karol/Ágatha (SE), Lívia/Helena (BA), Aninha/Carol (MS), Giovanna/Nathália (PB), Ana Clara/Camily (RO), May/Duda (PR) e Gabriela/Carol Paiva (RJ). Outros 24 times disputam o classificatório por quatro vagas.

Os times garantidos pelo ranking de entradas no masculino são Wudney/Neto (SE), Hitchely/Diego (AM), Thiago/Thiego (PB), Mateus/João Vitor (DF), Juan/Victor (MG), Eduardo/Samuel (SC), Gabriel/João Pedro (RJ) e João/Gabriel (PR).

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro