Últimos classificados à fase principal do torneio são definidos em Maringá

Publicado em: 05/06/2018 18:54

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 05.06.2018

O classificatório da etapa de Maringá (PR) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-19 definiu as últimas duplas garantidas na fase principal do torneio. Os 41 jogos desta terça-feira (05.06) aconteceram na Vila Olímpica e quatro times avançaram à fase de grupos em cada naipe. As partidas continuam até quinta-feira (07.05), com entrada franca.

No naipe feminino, conseguiram avançar Joyce/Ana (PR), Maria Clara/Anna Beatriz (RJ), Lais/Ana (PR) e Ana/Luana (SP). Todas as quatro equipes venceram três partidas eliminatórias diretas. Elas se juntam a Thainara/Millena (RN), Karol/Ágatha (SE), Lívia/Helena (BA), Aninha/Carol (MS), Giovanna/Nathália (PB), Ana Clara/Camily (RO), May/Duda (PR) e Gabriela/Carol Paiva (RJ), que já estavam garantidas pelo ranking de entradas.

Entre os homens, conquistaram a vaga Pablo/Raphael (PB), Gustavo/Gui (MS), Misael/Bruno (SP) e Gustavo/Lucas (RJ). Com exceção do time paraibano, que jogou três vezes por estar em posição mais baixa no ranking, as outras três duplas venceram duas rodadas pela vaga.

Já estavam garantidos na fase de grupos pelo ranking de entradas os times Wudney/Neto (SE), Hitchely/Diego (AM), Thiago/Thiego (PB), Mateus/João Vitor (DF), Juan/Victor (MG), Eduardo/Samuel (SC), Gabriel/João Pedro (RJ) e João/Gabriel (PR).

O torneio é formado por 12 duplas em cada gênero, agrupadas em quatro chaves com três times. Após a fase de grupos, os líderes de cada chave vão direto às quartas de final, sem terem que disputar a repescagem, casos de segundos e terceiros colocados. Na sequência, a competição segue em eliminatória simples, com semifinais e disputas de medalha.

Esta é a segunda etapa da temporada 2018 do torneio de base. A primeira delas aconteceu no início de março, em Maceió (AL). Na oportunidade, os paraibanos Thiago e Thiego venceram no naipe masculino, enquanto as paranaenses May e Duda ficaram com o ouro no naipe feminino, liderando o ranking geral do Sub-19.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times ao longo do ano.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro