Classificatório define últimas vagas à fase de grupos em Jaboatão (PE)

Publicado em: 04/06/2019 16:55

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 04.06.2019

A disputa do classificatório definiu as duplas que garantiram as últimas vagas à etapa de Jaboatão dos Guararapes (PE) do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia. Foram disputados 25 jogos nesta terça-feira (04.06), na arena montada na Praia de Piedade, com quatro times em cada gênero avançando na disputa eliminatória para formar as chaves.

O classificatório é um pré-torneio onde as últimas quatro vagas ficam em cada gênero são disputadas, com os vencedores se juntando aos 12 times mais bem colocados no ranking de entradas, que possuem vaga garantida na fase de grupos. O torneio de base do vôlei de praia segue até quinta-feira, dia das finais, sempre com entrada franca à torcida.

No naipe feminino, nove times disputaram quatro vagas, e conseguiram a classificação as duplas Adryele/Isabela (CE), Marina/Luisa (DF), Camila/Manuela Niemeyer (RJ) e Lara/Lorrayne (MG). Com exceção da dupla cearense, que, por ter ranking mais baixo, teve que vencer duas partidas, as demais avançaram com um triunfo simples, garantindo vaga no torneio.

Já estavam garantidas pelo ranking de entradas as duplas Karol/Ágatha (SE), Helena/Lari (SC), Anna Beatriz/Sophia (RJ), Vitória/Larissa (CE), Helena/Beatriz (BA), Thainara/Cecilia (RN), Pamella/Giovana (PB), Maria/Emanuely (MG), Maria/Camila (PE), Giovana/May (PR), Renata/Ste (MS) e Isabella/Luana (SP).

No naipe masculino, a disputa foi maior, com 24 times lutando por quatro vagas. Conseguiram a classificação Gustavo/Gabriel (RJ), Misael/Guilherme (SP), Isac/Davi (PB) e Carlos Eduardo/Tony (MS). Cariocas e sul-mato-grossenses venceram duas vezes, enquanto paulistas e paraibanos triunfaram três vezes para garantir a vaga na disputa.

Os 12 times já garantidos pelo ranking de entradas são Pablo/Thiego (PB), Lucas/João Pedro (RJ), Alex/Luis (MG), Jhonny/Fabrício (MS), Denilson/Jefferson (PE), Diego/Pablo (CE), João Vitor/Divino (DF), Samuel/Euller (SC), Patrick/Mumuzinho (PR), Gabriel/Gabriel (TO), Wudney/Allan (SE) e Bruno/Gabriel (SP).

As duplas são divididas em quatro grupos de quatro times, se enfrentando em formato de eliminatória dupla na primeira fase, ou seja, que perdeu duas vezes está eliminado, e quem venceu duas vezes, larga em primeiro na chave.

Os primeiros colocados de cada grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma fase anterior, de repescagem. As duplas que ficam em quarto lugar no grupo estão eliminadas na primeira fase. Os vencedores das quartas de final vão às semifinais, e o torneio segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha.

A parada em Jaboatão (PE) será a segunda de três etapas do Circuito Brasileiro Sub-19. A primeira aconteceu em Fortaleza (CE), no início de fevereiro, com títulos para Maria Clara/Anna Beatriz, representando o Rio de Janeiro, e Thiego/Pablo, representando a Paraíba. Eles lideram o ranking geral com 200 pontos. A terceira e última parada do torneio Sub-19 acontece em Cabo Frio (RJ), no início de julho.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2018. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

VEJA OS RESULTADOS E OS GRUPOS DO MASCULINO
http://www.aplicativoscbv.com.br/sub19/tabopen/tabelatodas.asp?site=14&sexo=m

VEJA OS RESULTADOS E OS GRUPOS DO FEMININO
http://www.aplicativoscbv.com.br/sub19/tabopen/tabelatodas.asp?site=14&sexo=F

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro