Atleta da casa e novo time superam qualificatório feminino e avançam em Maceió

Publicado em: 13/02/2020 14:53

Em Maceió (AL) – 13.02.2020

A disputa do qualificatório feminino para a etapa de Maceió (AL) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2019/2020 definiu nesta quinta-feira (13.02) as últimas duplas classificadas à fase principal da competição. Foram realizadas 16 partidas com 24 duplas disputando oito vagas em jogos eliminatórios diretos na arena montada na Praia da Pajuçara. Destaque para desempenho de uma atleta da casa e da estreia de um time com vaga.

Os jogos da fase de grupos do torneio feminino (veja confrontos abaixo) começam às 9h30 desta sexta-feira (14.02) e serão exibidos ao vivo pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). As finais serão exibidas exclusivamente pelos canais SporTV, no domingo (16.02).

O qualificatório é disputado sempre entre os times que estão fora do ranking de entradas – formado pelas 16 duplas com a melhor pontuação. Em Maceió, avançaram à fase principal Verena/Hegê (CE), Riva Vital/Danielle (RJ/MS), Izabel/Naiana (PA/CE), Fabrine/Débora (BA/SP), Victoria ‘Tory’ Paranagua/Ana Luiza (CE/SC), Flávia Moura/Bárbara Ferreira (RJ), Rosimeire/Talita (AL/CE), Lucilia/Alana (SP).

Defendendo o estado de Alagoas, Rosimeire comemorou a classificação e lembrou do início no vôlei de praia. Ela e a parceira Talita disputaram o primeiro torneio juntas e começaram com o pé direito vencendo Karol/Aline (SE/BA) por 2 sets a 0 (21/17, 21/18) na disputa da vaga.

“Jogar em casa é maravilhoso, ter essa torcida, essa energia do povo alagoano é muito especial. Moro em João Pessoa há dois anos, treinando no CT Cangaço, equipe que tem tornado possível meu crescimento e evolução. Estou muito feliz. Atuar com a presença da família e dos amigos nas arquibancadas é maravilhoso. Talita e eu estamos em uma nova parceria, fizemos apenas dois treinos juntas antes da competição, mas felizmente encaixamos bem. Talita é uma garota muito alegre, joga feliz, jogou muito bem hoje”, disse.

Quem também estrou parceria em Maceió foi o time formado por Victoria ‘Tory’ e Ana Luiza, jovens de 24 anos que treinam no CT Beach Volley High Performance, comandado por Reis Castro. Luiza passou pela segunda vez à fase principal do Open e celebrou.

“É a segunda vez que passo à fase principal, a primeira foi em 2017, em Itapema (SC), então é um momento muito especial para mim. Me mudei recentemente para Fortaleza (CE) para investir neste sonho, começando um time novo com a Tory, trocando o Sul pelo Nordeste. Tivemos uma semana de treino juntas, mas está sendo muito bom”, disse.

Elas garantiram a vaga ao vencerem uma atleta da casa – Sandressa (AL) – e sua parceira Rupia (MG) por 2 sets a 1 (15/21, 23/21, 12/15). Tory Paranagua comentou a classificação e a mudança de posição, agora se dedicando majoritariamente ao fundo de quadra.

“Sabíamos da dificuldade pelo fato de termos poucos pontos no ranking e enfrentando um time com atleta da casa, mas a motivação por essa equipe que montamos é grande demais. Além de ter agora a oportunidade de atuar mais fixa na defesa, vinha atuando como bloqueadora ou revezando, mas com o bloqueio alto da Ana estou muito feliz e focada em treinar essa função. É um ótimo início para nossa dupla”, destacou.

As 24 equipes classificadas (16 pelo ranking e oito do qualificatório) são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Os times já garantidos pelo ranking são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Talita/Carol Solberg (AL/RJ), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Victoria/Tainá (MS/SE), Ângela/Juliana Simões (DF/PR), Juliana/Josi (CE/SC), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Neide/Andrezza (AL/AM), Val/Aline Lebioda (RJ/SC), Vivian/Jéssica (PA), Érica Freitas/Thati (MG/PB), Elize Maia/Thamela (ES), Solange/Teresa (DF/CE) e Rafaela/Ingridh (PA/PR).

A abertura da temporada 19/20 aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB).

Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF). A parada de João Pessoa (PB), em janeiro, contou com títulos para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e André Stein/George (ES/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

FASE DE GRUPOS - TORNEIO FEMININO

Grupo A 
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) x Victoria/Ana Luiza (CE/SC) - 10h20
Vivian/Jéssica (PA) x Érica Freitas/Thati (MG/PB) - 10h20

Grupo B
Ágatha/Duda (PR/SE) x Fabrine/Débora (BA/SP) - 9h30
Neide/Andrezza (AL/AM) x Elize Maia/Thamela (ES) - 9h30

Grupo C
Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) x Rita/Danielle (RJ/MS) - 11h10
Val/Aline Lebioda (RJ/SC) x Solange/Teresa (DF/CE) - 11h10

Grupo D
Talita/Carol Solberg (AL/RJ) x Flávia Moura/Bárbara (RJ) - 9h30
Andressa/Vitoria (PB/RJ) x Rafaela/Ingridh (PA/PR) - 9h30

Grupo E
Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE) x Lu/Alana (SP) - 11h10
Juliana/Josi (CE/SC) x Hegê/Verena (CE) - 11h10

Grupo F
Tainá/Victoria (SE/MS) x Rosimeire/Talita (AL/CE) - 10h20
Ângela/Juliana Simões (DF/PR) x Izabel/Naiana (PA/CE) - 10h20

VEJA OS RESULTADOS DO QUALIFICATÓRIO
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabelatodas.asp?site=50&sexo=F

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro