Vôlei de Praia - Confederação Brasileira de Vôlei 

Sobre o Open

O Circuito Brasileiro Open é a principal competição do calendário nacional do vôlei de praia. Foi disputado pela primeira vez em 1991, ano em que teve cinco etapas e torneios apenas entre as duplas masculinas. A partir do ano seguinte, passou também a contemplar o torneio feminino. A temporada começa no segundo semestre de um ano, e termina no primeiro semestre do ano seguinte, com duração média de nove meses.

Atualmente o Circuito Brasileiro Open é composto por sete etapas, além do SuperPraia, competição com campeão, ranking de entradas e premiação à parte, passando por vários estados e regiões de todo o país. As duplas masculina e feminina que somam mais pontos ao longo de todas as paradas são declaradas campeãs gerais. Emanuel é quem mais soma títulos no masculino, com nove conquistas de temporada. No feminino, Larissa é a maior vencedora, também com nove títulos.

Em 2017, a competição voltou a contar com a disputa do classificatório (qualifying), onde até 32 times se enfrentam em partidas eliminatórias diretas em busca das últimas oito vagas. Cada torneio usualmente é realizado em cinco dias. Ele é composto pelas 14 primeiras equipes no ranking de duplas para a etapa, além de duas duplas convidadas pela CBV através de Wild Cards (convite) e oito times provenientes do classificatório.

A competição tem transmissão de todos os jogos da fase principal pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol, pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e pelos canais SporTV, que exibem duas semifinais e as disputas de ouro de cada naipe. As finais ocorrem no domingo pela manhã.

A temporada 2020/2021 será a 30ª da história do Circuito Brasileiro Open, que já teve mais de 330 etapas realizadas. João Pessoa (PB) e a única cidade que esteve presente em todas as temporadas, ponto clássico do tour com uma torcida apaixonada. As arenas montadas para cada etapa possuem entrada franca, com capacidade para cerca de 1.200 pessoas.