Vôlei de Praia - Confederação Brasileira de Vôlei

Sobre o Open

O Circuito Brasileiro Open é a principal competição do calendário nacional do vôlei de praia. Foi disputado pela primeira vez em 1991, ano em que teve cinco etapas e torneios apenas entre as duplas masculinas. A partir do ano seguinte, passou também a contemplar o torneio feminino. A temporada começa no segundo semestre de um ano, e termina no primeiro semestre do ano seguinte, com duração média de nove meses.

Atualmente o Circuito Brasileiro é composto por nove etapas, passando por vários estados e regiões de todo o país. As duplas masculina e feminina que somam mais pontos ao longo de todas as paradas são declaradas campeãs. Emanuel é quem mais soma títulos no masculino, com nove conquistas de temporada. No feminino, Larissa, Adriana Behar e Shelda somam oito conquistas cada uma.

Cada torneio usualmente é realizado em três dias, com exceções quando não há espaço para a montagem de quatro quadras de jogo. Ele é composto pelas 14 primeiras equipes no ranking de duplas para a etapa, além de duas duplas convidadas pela CBV através de Wild Cards (sem obrigatoriedade de uso). No primeiro dia ocorre a fase de grupos, enquanto no segundo dia são disputadas repescagem, quartas de final e semifinais. A decisão do terceiro lugar e as finais ocorrem no terceiro dia.

Esta é a 26ª temporada do Circuito Banco do Brasil Open, que já teve mais de 300 etapas realizadas. João Pessoa (PB) e a única cidade que esteve presente em todas as temporadas, ponto clássico do tour. As arenas montadas para cada etapa possuem entrada franca, com capacidade para cerca de 700 pessoas.