Diretriz Seletivas Regionais

Publicado em: 27/05/2022 15:34

DIRETRIZES DAS SELETIVAS REGIONAIS DE VOLEI DE PRAIA

SUB 17/SUB19

  1. INTRODUÇÃO

A seletiva regional é uma competição que visa desenvolver o volei de praia nas diversas regiões do Brasil proporcionando redução de gastos na medida em que, dadas as dimensões continentais do Brasil, os eventos serão mais regionalizados, facilitando a participação de diversos estados por região.

 

  1. OBJETIVO

Selecionar equipes para participarem dos campeonatos brasileiros Sub 17 e Sub 19 da CBV.

 

  1. DIVISÃO DAS REGIÕES

  1. INSCRIÇÃO NAS SELETIVAS REGIONAIS

    • Cada região poderá realizar antes de um evento do CBVP SUB 17 e 19, uma seletiva que proporcionará que cada região possa inscrever para uma das etapas do circuito, duplas nas seguintes condições:

      1º colocado de cada região – torneio principal do CBVP SUB17/SUB19
      2º e 3º colocados de cada região – torneio qualifying do CBVP SUB17/SUB19

    • Cada região definirá a quantidade máxima de duplas que cada estado poderá inscrever por etapa da seletiva.

    • As datas limites de indicação, inscrição via Clube e inscrição nas etapas do CBVP estão no Anexo 1.

    • A elegibilidade do atleta no momento da inscrição deverá seguir os critérios estabelecidos no regulamento das competições nacionais já publicado. O processo de inscrição é conduzido por Região e não precisa passar pela CBV.

    • A inscrição deverá ser enviada para cada federação sede obedecendo os critérios estabelecidos para a Seletiva Regional daquele Grupo/Região.

    •     As seletivas não poderão ser jogadas pela equipe que for a indicada (inscrita) para representar o Estado nas cinco primeiras posições do ranking. O Estado deverá indicar perante aos outros Estados da mesma Região, antes da realização da Seletiva, qual dupla irá inscreverá para o torneio principal (5 primeiras federações do ranking).

    • A equipe que conquistar a vaga pela seletiva do regional, não poderá ser a equipe indicada (inscrita) pela federação para o torneio principal, caso a federação já tenha direito a uma equipe entre as 5 primeiras do ranking.

    • Para a 2ª e 3ª Etapas do CBVP Sub 19 de 2022 (2ª e 3ª indicação das Seletivas Regionais) a competição poderá contar com a inscrição de 08 Clubes em cada  gênero  em  cada  competição;  ou  seja,  se  a  sua  equipe  estiver representando um Clube, e o mesmo filiado ao CBC, ela receberá o benefício das passagens aéreas para a 2ª e 3ª Etapa do CBVP Sub 19 desde que a inscrição seja feita da forma e prazo estabelecidos. Procedimento de inscrição via Clube está detalhado no Formulário “Formulário de Inscrição via CBC” em https://voleidepraia.cbv.com.br/formularios e no Anexo 2.

    • Para receber este benefício a inscrição desta equipe/Clube deve ocorrer aproximadamente 35 dias do evento (Para indicação da 2ª etapa do Sub19 em 20 de julho e da 3ª etapa em 12 de agosto); A preferência será dada de acordo com o ranking. Ou seja, as 05 equipes classificadas direto para o torneio principal pelo ranking, e na sequência as 07 equipes indicadas pelas regionais e depois as duplas indicadas para o torneio qualifying. Procedimento de inscrição via Clube está detalhado no Formulário “Formulário de Inscrição via CBC” em https://voleidepraia.cbv.com.br/formularios e no Anexo 2.

    • Caso alguma Região/Grupo não realize a Seletiva, e, portanto, não tenha os indicados nas datas limites apontados, cada Federação poderá inscrever apenas uma dupla por gênero para participar do torneio qualifying.
      Se a federação estiver ocupando uma das 5 primeiras no ranking nacional, a federação então poderá inscrever 02 equipes (1 no torneio principal e 1 no qualifying).


 

  1. SUBSTITUIÇÃO

    • Caso algum atleta de uma dupla classificada para participar de uma etapa do CBVP Sub17/Sub19 seja impedido de participar, por algum motivo, a fase nacional, esse poderá ser substituído.

    • Neste caso a federação deverá enviar solicitação de substituição para CBSEVP que analisará o pedido e emitirá parecer deferindo ou indeferindo a solicitação de substituição.

    • A solicitação de substituição será aceita, a princípio, se for determinada por problemas médicos comprovados através de atestados; por razão de convocação para seleção brasileira das categorias de base ou motivo de força maior que impeça a participação na etapa.

    • Em todos os casos a solicitação de substituição será analisado pela CBSEVP.

    • Em caso de substituição, o atleta substituto deverá ter participado da Seletiva Regional. Caso a federação não tenha esta opção, poderá indicar uma atleta fora deste critério.

 

  1. FORMATO DA COMPETIÇÃO SELETIVA REGIONAL

Cada região poderá optar por determinado formato de competição levando em conta o número de inscritos e o número de quadras disponíveis no evento. Portanto, a federação sede da Seletiva Regional definirá o formato da competição devendo ter ampla divulgação entre os estados da região.

 

  1. ELEGIBILIDADE PARA PARTICIPAÇÃO NOS CBVP SUB 17/19 (Circuito Nacional)

  1. Torneio qualifying

    1. Composição

As duplas classificadas em 2º e 3º lugares de cada seletiva regional terão direito a participar do torneio qualifying das categorias acima mencionadas, obedecendo aos seguintes critérios:

  • 02 duplas classificadas em 2º e 3º lugares de cada região após seletivas regionais que antecede cada etapa dos circuitos Sub17/19.
    Total – até14 duplas

  • 01 dupla por federação onde não for realizada Seletiva Regional.
    Total – a ser definida após o encerramento das inscrições.

  1. Formato

O torneio qualifying do CBVP Sub 17/Sub 19 poderá ser realizado em até 03 rodadas:

  • 1ª rodada - duplas vindas de regiões que não realizaram seletivas – Round 32.

  • 2ª rodada - duplas classificadas através de seletivas – Round 16, mais os vencedores da 1ª rodada.

  • 3ª rodada - disputas de vagas – Round 8. Vencedores da 2ª rodada.


 

  1. Torneio Principal

As duplas classificadas em 1º lugares de cada região, terão direito a participação no torneio principal dos circuitos brasileiros acima mencionados.

  1. Composição

05 federações classificadas de 1º a 5º do ranking de federações (05 duplas) 01 duplas por região (dupla campeã da etapa) – (07 duplas)
04 duplas classificadas do torneio Qualifying Total de 16 duplas por gênero.

  1. Desistência de participação

Se um estado classificado para o torneio principal através de seletiva regional desistir de participar da competição por algum motivo:

  1. Se antes da realização do torneio qualifying

A 2ª dupla classificada da região subirá para o torneio principal sem necessidade de participar do torneio qualifying.

  1. Se após o início do torneio qualifying

A federação que perdeu na disputa de vagas do torneio qualifying com melhor ranking subirá para o torneio principal.
 

  1. A não realização da Seletiva em determinada região irá liberar a vaga da Região/Grupo no torneio principal. Esta vaga será preenchida pelas equipes que foram indicadas pelas Região/Grupo para o torneio qualifying com o melhor ranking de federações.
    Ou seja, a dupla do estado mais bem ranqueado no torneio qualifying poderá ir direto para o torneio principal e assim por diante de acordo com as vagas disponíveis.


 

  1. Formato

O publicado no regulamento de competições nacionais.

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. A presente Diretriz poderá ser modificada através da CECBSE na temporada 2022.

  2. O Regulamento de Competições Nacionais 2022 complementa as informações contidas nesta Diretriz.

  1. ANEXO

    1. CALENDÁRIO E DATAS LIMITES DE INSCRIÇÕES

    2. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO VIA CBC


CALENDÁRIO E DATAS LIMITES DE INSCRIÇÕES

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CLUBE/CBC

 

Instruções do processo de inscrição:

Este formulário deve ser preenchido pelo Clube que indicará a equipe (atletas e técnico) para representá-lo na competição indicada.

O processo de inscrição da uma equipe, via CBV, é realizado em três etapas.

  1. Envio do formulário preenchimento para a Federação, onde o Clube pertence, com cópia para a Unidade de Volei de Praia da CBV ([email protected]);

  2. Inscrição da equipe no site da CBV na competição desejada;

  3. Inscrição da equipe no sistema CBC na competição desejada.

As datas limites para as duas primeiras etapas acima estão definidas no documento Datas limites de inscrições CBI e CBVP - categorias de Base e Adulta na área de AVISO AOS ATLETAS da CBV.

Uma vez feita a solicitação a Federação, com cópia para CBV, conforme Etapa 1, a CBV irá confirmar se o CLUBE terá direito ao benefício da passagem para sua equipe na competição desejada. Assim que for confirmada a vaga o CLUBE é responsável por entrar no sistema do CBC e fazer o pedido de passagem para a equipe.

ATENÇÃO: A data limite de inscrição no sistema CBC é de até 30 dias antes da viagem conforme indicado no documento de Datas limites.

Para cada Etapa serão disponibilizadas algumas cotas de passagens e o critério para recebimento será de acordo com o ranking de entrada da equipe.

 

Este formulário encontra-se disponível no link: https://voleidepraia.cbv.com.br/formularios

 

Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais