Alison e Juliana, maiores vencedores em Maceió, voltam à capital alagoana nesta semana

Publicado em: 10/02/2020 11:11

Não é só a cor verde do mar da Praia de Pajuçara que ficou na memória de Juliana e de Alison como boa lembrança de Maceió (AL). Os dois atletas lideram a lista de maiores vencedores em etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia na capital alagoana. Cada um tem cinco conquistas, e estarão em quadra nesta semana para a disputa de mais uma etapa Open da temporada 2019/2020.

A ação começa nesta quarta-feira (12.02) com o torneio qualificatório entre as duplas de pior ranking. A arena contará com entrada franca ao público, e os jogos contarão com transmissão ao vivo de todas as quadras a partir desta quinta-feira (13.02), com a fase de grupos, pela página da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook, e pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br. Duas semifinais, na noite do sábado (15.02), e as finais na manhã de domingo (16.02), contam com transmissão exclusiva do SporTV2.

Das cinco vezes que Juliana subiu ao lugar mais alto do pódio em Maceió, quatro foram ao lado de Larissa, com quem fez uma longa e vitoriosa parceria. Elas venceram nas temporadas 2004, 2007, 2010 e 2011. A quinta e mais recente conquista foi em 2014, quando fazia parceria com Maria Elisa.

A disputa de torneios na capital alagoana já era uma realidade para Juliana antes mesmo de a atleta enveredar para o voleibol de praia, onde se consagrou. Para a jogadora a cidade é uma de suas preferidas por onde o Circuito Brasileiro costuma passar.

“Para variar, tenho muitos amigos em Maceió, já jogava muitas vezes lá antes de ir para a praia, quando disputada competições no vôlei indoor. Ia jogar no CRB, bem perto de onde fica a arena. São tantos momentos em Maceió, que fica até difícil destacar um só. Lembro de ter um ano que joguei com a Larissa, e eu passei muito mal durante quase todos os jogos, e mesmo assim conseguimos o título. Terminei destruída, mas conseguimos vencer, foi algo que me impactou muito”, relembra Juliana.

Nesta temporada Juliana faz parceria com Josi e ficou em quarto lugar na última etapa, que aconteceu em João Pessoa (PB). Elas entram em ação na chave principal do torneio feminino a partir da sexta-feira (14.02). Na lista de maiores vencedoras em Maceió ainda estão a ex-jogadoras Ana Paula, Adriana Behar e Shelda, todas com quatro títulos casa (confira a lista completa abaixo).

Torneio masculino começa na quinta-feira

Nesta etapa quem entrará em quadra primeiro serão as duplas masculinas. A chave principal começa nesta quinta-feira (13.02). Entre as duplas participantes estarão as duas classificada para representar o Brasil em Tóquio 2020: Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB).

O campeão olímpico Alison, assim como Juliana, tem cinco conquistas em Maceió e lidera a estatística de campeões na cidade. Ele venceu em 2009 com Harley, em 2010 com Emanuel, e tem três títulos ao lado de Bruno Schmidt: 2014, 2015 e 2018. Para o capixaba, a marca mexe com a lembrança de quando, no início da carreira, ele ia para a arena assistir os jogos dos grandes nomes que fizeram história na modalidade.

“Fico muito contente com essa marca. Acordava cedo em Vitória (ES) para ver os atletas que vieram antes de mim jogar, e eu tenho o maior respeito até hoje. Agora sou eu que tenho de conquistar importantes no currículo. É algo que não é uma meta minha bater esses recordes, o que quero é formar times competitivos”, disse o jogador.

A etapa será a estreia na temporada para as duplas masculinas classificadas para os Jogos Olímpicos. Alison confessa que bate certo nervosismo, mas espera um grande espetáculo do esporte.

“Voltar a Maceió sabendo que tenho essa relação boa com a cidade é bem importante. Mas também sinto uma certa ansiedade, já que vamos fazer nossa estreia na temporada, enquanto outras duplas já jogaram um ou dois torneios. Nossa preparação é voltada para os Jogos Olímpicos, mas sempre entramos em quadra querendo vencer. Espero que façamos uma boa etapa, que a arena fique lotada todos os dias”, contou Alison.

O Circuito Brasileiro conta com 24 duplas em cada gênero, sendo que as 16 equipes mais bem colocadas no ranking de entradas já entram direto na fase de grupos, a partir de quinta-feira (masculino) e sexta-feira (feminino). As outras oito vagas restantes para completar os 24 times ficam abertas para serem disputadas entre até 32 duplas no torneio classificatório (qualifying), que acontece na véspera da estreia de cada naipe.

As 24 equipes classificadas são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

A estreia do tour 19/20 aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB). Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF). A parada de João Pessoa (PB), em janeiro, contou com títulos para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e André Stein/George (ES/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

CREDENCIAMENTO

Os profissionais de imprensa interessados na cobertura devem se credenciar através do link https://2018.cbv.com.br/imprensa/credenciamento preenchendo todos os campos requisitados e selecionando na aba evento ‘Circuito Brasileiro – Etapa Maceió'. O credenciamento será encerrado no dia 11 de fevereiro, às 13h.

Os jornalistas que tiverem seus pedidos aprovados receberão confirmação por e-mail ainda na terça-feira (11.02), às 17h, com instruções sobre o acesso à arena. A retirada das credenciais poderá ser realizada por terceiros, mediante a apresentação de carta ou e-mail com autorização.

O assessor de imprensa Renan Rodrigues (21 99290-4767) estará presente no local e auxiliará os jornalistas. Outras dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail imprensa@volei.org.br.

ATENÇÃO: O credenciamento é de uso exclusivamente jornalístico, para produção de conteúdo das diversas mídias. O uso indevido do acesso às áreas de imprensa resultará no descredenciamento do profissional.

TODOS OS CAMPEÕES NAS ETAPAS EM MACEIÓ:

1992 – Maceió - Moreira/Garrido (PE)
1993 – Maceió - Isabel/Roseli (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1994 – Maceió - Adriana/Mônica (RJ) e Zé Marco/Paulo Emílio (PB/BA)
1995 – Maceió - Jacqueline/Sandra (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
1998 – Maceió - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1999 – Maceió - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2000 – Maceió - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2001 – Maceió - Ana Paula/Adriana (MG/RJ) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2002 – Maceió - Ana Paula/Tatiana (MG/RS) e Guto/Jorge (SP/PB)
2003 – Maceió - Sandra/Ana Paula (RJ/MG) e Tande/Pedro Cunha (RJ)
2004 – Maceió - Juliana/Larissa (CE/PA) e Tande/Franco (RJ/CE)
2005 – Maceió - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Paulo Emílio/Fred (BA/RJ)
2006 – Maceió - Ana Paula/Leila (MG/DF) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2007 – Maceió – Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2008 – Maceió - Maria Elisa/Val (PE/RJ) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2009 – Maceió – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 – Maceió – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)
2011 – Maceió – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)
12/13 – Maceió – Ágatha/Bárbara (PR/RJ) e Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ)
13/14 – Maceió – Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
14/15 – Maceió – SUPERPRAIA – Ágatha/Bárbara (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
16/17 – Maceió – Larissa/Talita (PA/AL) e Álvaro Filho/Saymon (PB/MS)
17/18 – Maceió – Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro