Segunda etapa da temporada 20/21 acontece nesta semana, em Saquarema (RJ)

Publicado em: 13/10/2020 17:51

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 13.10.2020 

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 20/21 acontece nesta semana, de quinta-feira (15.10) a domingo (18.10), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). A temporada foi iniciada com grande sucesso em setembro, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19, que serão mantidos para garantir o máximo de segurança aos atletas e profissionais envolvidos na disputa.  

As partidas serão exibidas pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br, pela página oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook e, a partir das semifinais, com exclusividade pelo canal SporTV (veja os horários e informações abaixo). Na etapa de abertura, Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) ficaram com o ouro ao superarem Ágatha e Duda (PR/SE) na decisão, em duelo das duplas que representarão o país nos Jogos em Tóquio. 

A expectativa pela primeira competição nacional da modalidade após a paralisação dos eventos por conta da pandemia foi atendida na visão dos atletas, que destacaram a organização do torneio. 

“Está sendo muito legal atuar em Saquarema, criaram uma atmosfera ótima com quadras lindas, o torneio foi muito organizado. Nos sentimos seguras e como se estivéssemos em um torneio em praias espalhadas pelo Brasil, foi muito especial”, disse a medalhista pan-americana Carolina Horta, que atua ao lado de Bárbara Seixas. Na primeira etapa, a parceria ficou na quinta posição, mas a expectativa é de evolução com a retomada do ritmo de jogo. 

“Estamos muito animadas para esta segunda etapa. Acredito que será melhor que a primeira, pois estaremos com mais ritmo de jogo, pudemos avaliar o que precisamos aprimorar. Foram mais de seis meses sem jogar antes do primeiro torneio, então foi uma readaptação para todos. Fizemos um período de treinos muito forte, acreditamos em uma evolução”, concluiu.  

A fase principal do torneio, que começa na sexta-feira, contará com 20 equipes, sendo as 16 mais bem colocadas do ranking de entradas, e outras quatro classificadas na disputa do qualifying (classificatório), que ocorre na quinta-feira. No qualifying, 20 times disputam partidas eliminatórias diretas, com os vencedores dos quatro jogos finais garantindo a vaga. 

Largando com o pé direito na primeira etapa, Ana Patrícia celebrou a conquista, mas lembrou que os times vão seguir evoluindo e que o equilíbrio será frequente na temporada. 

“Sabíamos que seria um torneio difícil, não só para nossa dupla, mas para todos os times. Foram longos meses sem competição e o retorno à melhor forma é gradual, o ritmo de jogo passa também por disputar torneios. Ficamos contentes com a conquista, mas sabemos que temos muito para evoluir, trabalhamos forte nesse período de intervalo para a segunda etapa buscando apresentar um bom voleibol. O nível do nosso torneio nacional é muito alto”, destacou. 

O espaço de jogo foi montado nas quadras de areia já existentes no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, onde são realizados os treinamentos das duplas que representam o país em torneios internacionais. A arena central fica na área onde antes havia quatro quadras. Poucos metros adiante, outras duas quadras foram transformadas na arena número dois, que também receberá partidas. A montagem levou 10 dias para ser realizada.

A estrutura no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV) conta com duas quadras de jogo e duas quadras de aquecimento, além de atendimento fisioterápico, médico, restaurante  para todas as refeições, hospedagem para todos os atletas e membros das comissões técnicas. 

Os 16 times garantidos na fase principal do torneio pela posição no ranking de entradas são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE), Talita/Carolina Solberg (AL/RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Juliana/Josi (CE/SC), Aline/Val (SC/RJ), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Ângela/Hegê (DF/CE), Andrezza/Neide (AM/AL), Elize Maia/Thâmela (ES), Érica Freitas/Thati (MG/PB), Taiana/Paula Pequeno (CE/SP), Solange/Verena (DF/CE), Izabel/Teresa (PA/DF) e Juliana Simões/Cacá Richa (PR/RJ). 

Após a disputa do torneio feminino nesta semana, o torneio masculino será disputado na semana seguinte, entre os dias 22 e 25 de outubro. As etapas foram divididas em semanas diferentes para reduzir a circulação de pessoas dentro do Centro de Desenvolvimento de Voleibol, aumentando a segurança nos protocolos de prevenção ao coronavírus. 

Protocolo de prevenção 

Todos os atletas realizaram um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado foi enviado à CBV e, só diante disso, confirmada a inscrição. Um dia antes da estreia na competição, os atletas chegam a Saquarema, respondem a um questionário sobre sintomas, aferem a temperatura, oximetria e realizam novo teste de COVID-19. 

Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV. 

As outras três etapas da temporada 20/21 já possuem datas. A terceira parada será de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino). O quarto torneio será de 2 a 6 de dezembro, e o quinto de 16 a 20 de dezembro, com possibilidade de realização dos dois naipes de maneira simultânea. 

CIRCUITO BRASILEIRO OPEN DE VÔLEI DE PRAIA 
2ª Etapa - Temporada 20/21 
Local: Centro de Desenvolvimento de Voleibol, Saquarema (RJ) 
Data: 15 a 18 de outubro 
Horários: Quinta - 8h às 17h; Sexta - 8h às 17h;  
Sábado - 9h às 11h, 13h às 15h e 19h às 21h; Domingo - 10h às 12h 
Transmissão: voleidepraiatv.cbv.com.br, Facebook da CBV e SporTV 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro