Terceira etapa começa nesta quinta-feira com disputa ainda mais acirrada

Publicado em: 10/11/2020 14:05

A temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia já engrenou de vez e nesta semana acontece a terceira etapa masculina. Após duas etapas já realizadas as duplas tiveram mais tempo para se adaptar ao ritmo de competição e ao formato de disputa na “bolha” do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), sede de todos os torneios até agora. Alison, campeão no último evento, e George, ouro na primeira parada, o campeonato tem tudo para ser ainda mais disputado.

A terceira etapa acontece de quinta-feira (12.11) a domingo (15.11), dentro do CDV. Os fãs poderão conferir todos os lances do torneio com as transmissões ao vivo realizadas no site voleidepraiatv.cbv.com.br, na fanpage da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook, e, a partir das semifinais, no sábado (14.11), exclusivamente nos canais SporTV.

Campeões na primeira parada do tour nacional e bronze na segunda, André e George se preparam para mais um desafio. Para o paraibano George, o calendário atual do vôlei de praia brasileiro deixou a competição com ares do circuito mundial.

“A nossa preparação tem sido ótima, e muito intensa. Com as etapas do Circuito Brasileiro sendo realizadas em um espaço mais curto, com menos intervalo entre uma e outra, fica parecido com o calendário do circuito mundial, e é muito interessante isso, nós gostamos. Estamos treinando bem, e bastante confiantes depois dos nossos últimos resultados. Esperamos dar o nosso melhor nesta próxima etapa, e manter nosso bom desempenho”, comentou George.

O campeão olímpico Alison, subiu ao lugar mais alto do pódio na segunda etapa. O bloqueador, que joga ao lado de Álvaro Filho e está classificado para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem, espera um nível ainda mais alto na competição, que as adaptações ao novo formato de disputa estão sendo feitas.

“Chegamos muito motivados para essa terceira etapa, novamente em Saquarema, readaptando a jogar novamente. Agora teremos duas etapas praticamente seguidas, estamos nos adaptando a jogar sem torcida, o que ainda é muito estranho, mas a motivação está lá em cima. Ganhamos a última etapa, perdendo apenas um set, na primeira também fomos bem, apesar da eliminação, era o primeiro torneio, e agora é manter o foco, a humildade e a vontade porque o nível do circuito é muito alto. Espero um torneio ainda mais forte, times mais entrosados, times novos se formando, temos que pensar jogo a jogo, ponto a ponto, set a set, sempre fazendo o nosso melhor”, contou Alison.

Na primeira parada da temporada 20/21 André e George ficaram com o título, a prata foi para Guto e Arthur Marianos (RJ/MS), enquanto Renato e Adriélson (PB/PR) ficou com o bronze. Já na segunda etapa a primeira colocação ficou com Alison e Álvaro Filho (ES/PB), Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF) em segundo lugar. A terceira posição ficou com André e George.

A fase principal do torneio, que começa na sexta-feira, contará com 20 equipes, sendo as 16 mais bem colocadas do ranking de entradas, e outras quatro classificadas na disputa do qualifying (classificatório), que ocorre na quinta-feira. No qualifying, 24 times disputam partidas eliminatórias diretas, com os vencedores dos quatro jogos finais garantindo a vaga.

Os quatro melhores primeiros colocados dos cinco grupos vão direto às quartas de final, enquanto o primeiro colocado com pior campanha disputa a repescagem junto dos cinco segundos colocados e dos dois melhores terceiros. Desta fase em diante, a competição segue no formato eliminatório direto até as disputas de medalha.

Os 16 times já garantidos na fase principal pela posição no ranking de entradas são Alison/Álvaro Filho (ES/PB), André/George (ES/PB), Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Guto/Arthur Mariano (RJ/MS), Vinícius/Vítor Felipe (ES/DF), Hevaldo/Saymon (CE/MS), Renato/Adrielson (PB/PR), Allison Francioni/Fábio (SC/CE), Oscar/Thiago (RJ/SC), Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR), Bruno/Jô (AM/PB), Fernandão/Harley (ES/DF), Adelmo/Moisés (BA), Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR), Lipe/Rafa (CE/PR) e Averaldo/Matheuszinho (TO/SE).

Protocolo de prevenção 

Todos os atletas realizaram um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado foi enviado à CBV e, só diante disso, confirmada a inscrição. Um dia antes da estreia na competição, os atletas chegam a Saquarema, respondem a um questionário sobre sintomas, aferem a temperatura, oximetria e realizam novo teste de COVID-19. 

Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV. 

CIRCUITO BRASILEIRO OPEN DE VÔLEI DE PRAIA 
3ª Etapa - Temporada 20/21 
Local: Centro de Desenvolvimento de Voleibol, Saquarema (RJ) 
Data: 12 a 15 de novembro 
Horários: Quinta - 8h às 17h; Sexta - 8h às 19h;  
Sábado - 8h às 10h, 11h30 às 13h30 e 16h30 às 18h30; Domingo - 10h às 12h 
Transmissão: voleidepraiatv.cbv.com.br, Facebook da CBV e SporTV 

RESULTADOS DA TEMPORADA

2020/2021

 Saquarema I

 FEM

1 -Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE)

2 - Ágatha/Duda (PR/SE)

3 -Talita/Carol Solberg (AL/RJ)

MASC

1 – André/George (ES/PB0

2 – Guto/Arthur Mariano (RJ/MS)

3 – Renato Andrew/Adrielson (PB/PR)

 Saquarema II

 FEM

1 – Ágatha/Duda (PR/SE)

2 – Josi/Juliana (SC/CE)

3 – Tainá/Victoria (SE/MS)

 MASC

1 – Alison/Álvaro Filho (ES/PB)

2 – Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF)

3 – André/George (ES/PB)

 Saquarema III

FEM

1-Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE)

2- Ágatha/Duda (PR/SE)

3-Talita/Carol Solberg (AL/RJ)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro