Última etapa do ano começa com definição do qualificatório

Publicado em: 10/12/2020 21:39

A quinta etapa masculina Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 20/21, e última de 2020, começou nesta quinta-feira (10.12). Ao longo do dia 15 partidas movimentaram o qualifying, e definiram as oito duplas classificadas para a fase principal da competição, que começa nesta sexta-feira (11.12). E, mais uma vez, o Centro de Desenvolvimento de voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), foi o palco dos duelos.

As parcerias que avançaram foram Maia/Vinícius Cardozo (RJ), Gabriel Gouveia/Luccas Amorim (RJ/DF), Luccas Lima/Júlio César (SP), Miguel/Ânderson Melo (MS/RJ), Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB), Patrick/Matheus Manaus (PR/AM), João Pedro/Lucas Sampaio (RJ) e Lipe/Rafa (CE/PR)

Eles estarão juntos dos demais 16 times já garantidos no torneio principal pela posição no ranking de entradas que são André/George (ES/PB), Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Álvaro Filho (ES/PB), Guto/Arthur Mariano (RJ/MS), Adrielson/Renato (PR/PB), Léo Gomes/Vinícius Freitas (PB/ES)*, Allison Francioni/Fábio Bastos (SC/CE), Hevaldo/Adelmo (CE/BA), Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR), Oscar/Thiago (RJ/SC), Saymon/Matheuszinho (MS/SE), Arthur Lanci/Moisés (PR/BA), Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR), Fernandão/Harley (ES/DF) e Léo Vieira/Luciano (DF/ES).

Nesta sexta-feira todas as equipes jogarão duas vezes dentro do grupo, com os duelos começando às 8h. As duas melhores equipes em cada grupo, mais as quatro melhores terceiras avançam para as oitavas de final, que será disputada no mesmo dia. As quartas de final e as semifinais serão no sábado (12.12). Domingo (13.12) acontecem as disputas por medalhas.

Os fãs poderão conferir todos os lances do torneio com as transmissões ao vivo realizadas no site voleidepraiatv.cbv.com.br, na fanpage da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook, no aplicativo da CBV, e, a partir das semifinais, no sábado, exclusivamente nos canais SporTV.

Os primeiros a garantirem a vaga na chave principal foram Maia e Vinícius Cardozo (RJ). Eles se classificaram com a vitória sobre Romildo/Johann (DF/RJ) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/17). Vinícius Cardozo comemorou o resultado, e comentou sobre a dedicação da dupla nas últimas etapas.

“Estamos muito felizes, pois sempre acreditamos na dupla. Quando nos juntamos já sabíamos que poderíamos ir longe. Nas duas primeiras etapas tivemos resultados abaixo do que esperávamos, não conseguimos colocar em prática o nosso potencial. A partir de então nos unimos ainda mais e trabalhamos mais duro para darmos passos mais largos. E estamos colhendo alguns frutos, mas vamos nos dedicar ainda mais para conseguimos mais”, disse Vinícius Cardozo.

Juntos desde a terceira etapa da temporada, Gabriel Gouveia e Luccas Amorim (RJ/DF) conseguiram a segunda classificação em três eventos. Pela posição atual no ranking eles precisaram entrar em quadra duas vezes neste qualifying para garantirem a vaga no torneio (SP) por 2 sets a 0 (21/13 e 21/15). No segundo jogo a dupla precisou de três sets para superar Felipe/Jéfferson (DF/CE) (19/21, 21/13 e 15/11). Com um lugar entre as melhores duplas do país assegurado, Gabriel Gouveia, filho do campeão olímpico Carlão, celebrou o fim de ano especial.

“Não tem jeito melhor de encerrar o ano. O Natal será melhor, o Réveillon será muito melhor, comemorarei mais. A felicidade é demais. Nós trabalhamos muito para conseguir essa classificação, é uma dedicação diária. A família nos apoiando. Nós estamos em nossa terceira etapa juntos, e conseguimos a classificação logo na primeira que disputamos. Na etapa seguinte eu me machuquei e não conseguimos avançar. E hoje voltamos a fazer o nosso trabalho e conseguimos o primeiro objetivo”, comentou Gabriel.

Na primeira participação de Patrick e Matheus Rodrigues, o Manaus, (PR/AM) em uma etapa open, eles conseguiram vencer os dois jogos que disputaram na estreia, e conseguiram a vaga inédita na chave de grupos. Na abertura da rodada a jovem dupla ganhou o duelo contra Lucas Lippi/Thiago (RJ/PB) por 2 sets a 1 (21/15, 14/21 e 15/13). Um pouco mais tarde novo resultado positivo, desta vez sobre Thiego/Patrick Colombo (PB/PR) outra vez em três sets (16/21, 21/15 e 15/13). Matheus Manaus não escondeu a felicidade de ficar entre os melhores logo no primeiro torneio.

“É uma sensação indescritível conseguir alcançar o alto nível do vôlei de praia brasileiro. Ainda mais para nós que jogamos torneios de base ainda. A gente trabalha muito para podermos estar aqui. Com a pausa forçada pela pandemia este foi o primeiro torneio que conseguimos vir e já alcançar uma classificação é algo incrível”, contou Matheus.

A última vaga na fase de grupos ficou com Lipe e Rafa (CE/PR). Eles venceram um confronto equilibrado contra Tony/Martinho (SC) por 2 sets a 1 (22/24, 21/19 e 17/15). Após a classificação o experiente Lipe elogiou a estrutura oferecida pelo CDV para as etapas e destacou a fibra da dupla para ir adiante na competição.

“A CBV está fazendo um trabalho incrível aqui com essa série de torneios. A forma que temos para retribuir e agradecer é dar o nosso melhor dentro de quadra. Jogar o qualificatório e o torneio principal. E o nosso time é feito para esses desafios, com muita raça, que se supera e busca fazer o melhor e ir mais longe”, avaliou Lipe.

Luccas Lima/Júlio César (SP) classificou com vitória sobre Léo Gomes/Márcio Gaudie (RJ) por 2 sets a 1 (18/21, 21/16 e 15/13). Miguel/Ânderson Melo (MS/RJ) avançou depois de superar Nilton/Rafa (RO/PR) por 2 sets a 1 (17/21, 21/14 e 15/12). Álvaro Andrade e Rafael (SE/PB) conseguiram a quarta classificação em cinco etapas ao passarem por Gabriel Mussi/Pablo (RJ/MA) por 2 sets a 0 (24/22 e 21/19).  A jovem dupla formada por João Pedro e Lucas Sampaio levou a melhor sobre Allysson Lima/Ramon Gomes (CE/RJ) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19).

CONFRONTOS DA PRIMEIRA RODADA

Grupo A

André/George (ES/PB) x Patrick/Matheus Manaus (PR/AM) - 9h40

Saymon/Matheuszinho (MS/SE) x Arthur Lanci/Moisés (PR/BA) – 9h40

Grupo B

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Gabriel Gouveia/Luccas Amorim (RJ/DF) – 8h

Bruno de Paula/Jô (AM/PB) x Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) – 8h

Grupo C

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) x João Pedro/Lucas Sampaio (RJ) – 8h50

Léo Gomes/Vinícius Freitas (RJ/ES)* x Fernandão/Harley (ES/DF) – 8h50

Grupo D

Guto/Arthur Mariano (RJ/MS) x Luccas Lima/Júlio César (SP) – 10h30

Oscar/Thiago (RJ/SC) x Léo Vieira/Luciano (DF/ES) – 10h30

Grupo E

Adrielson/Renato (PR/PB) x Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB) – 9h40

Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR) x Maia/Vinícius Cardozo (RJ) – 10h30

Grupo F

Allison Francioni/Fábio Bastos (SC/CE) x Miguel/Ânderson Melo (MS/RJ) – 8h

Hevaldo/Adelmo (CE/BA) x Lipe/Rafa (CE/PR) – 8h50

TABELA DE JOGOS

GALERIA DE FOTOS

*Vinícius Freitas estava inscrito para jogar a etapa ao lado de Vítor Felipe. No entanto, Vítor testou positivo para COVID-19 e não poderá jogar. Portanto, Vinícius convidou Léo Gomes para formar a dupla para a quinta etapa.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro